As chuvas, principalmente no verão, costumam trazer um companheiro indesejável para todo proprietário de veículo, o granizo.

O granizo que é uma pedrinha de gelo, que amassa e danifica muito a lataria do carro, e normalmente para consertar este estrago, demoram alguns dias.

A lataria do carro é a parte mais atingida quando os temporais se tornam chuva de granizo.
Já imaginou aquele carro saído da concessionária, com a lataria novinha, sendo atingido pelos granizos.

Os prejuízos são incalculáveis. Muitos carros acabam que além da lataria amassada, tem os vidros quebrados pelo tamanho das pedras de gelo e pela força da chuva.

Cobertura do seguro

Os seguros de automóveis têm cobertura para eventos da natureza como chuva e alagamento.

Mas isso não sai barato, porque para consertar os estragos causados pelas pequenas pedrinhas de gelo é preciso acionar o seguro e pagar a franquia.

Isso pode ser ainda mais caro que fazer o conserto em martelinhos de ouro ou outros serviços específicos de lataria e funilaria.

Os cuidados com a lataria

Os carros que não ficam em garagens fechadas e dormem ao relento são mais propícios a sofrerem com os problemas de lataria.

Os cuidados devem ser redobrados com o visual destes veículos que precisam passar por constantes lavagens e aplicação de cera para não perder o brilho da cor na lataria.

Mas naquele dia de sol, o motorista estaciona o carro na rua, e não percebe que no meio do calorão vem a chuva de verão, com formação de granizo.

Normalmente essas chuvas duram alguns minutos e deixam estragos incomparáveis para a lataria do carro e para o bolso do proprietário.

Diante de um carro com a lataria toda amassada pela chuva de granizo o que resta é uma passadinha na CORCAR que dispõe de martelinho de ouro.

O serviço de desamassar o que o granizo causou na lataria é minucioso e realizado com muita paciência para que a lataria fique como antes.

Depois de desamassar todos os pontos na lataria é preciso fazer uma nova pintura, que perde o brilho da cor original neste processo, por mais delicado que ele seja.

Apesar de ser quase impossível prever quando uma chuva de granizo irá ocorrer, é preciso tomar cuidado ao deixar o carro na rua, principalmente em épocas quentes.

Previna-se contra o granizo

O granizo é um fenômeno que ocorre quando as condições climáticas ficam muito quente e muito úmidas ao mesmo tempo.
Isto normalmente acontece no verão, a estação mais quente do ano.

Quando a temperatura está bem alta e com grande umidade o ar quente sobe e entra em contato com as massas de ar frio, formando as nuvens de tempestade, onde se forma os granizos.

Por causa dos fortes ventos estes temporais costumam ser intensos por períodos curtos e logo, após alguns minutos, estas tempestades param.

Mas afinal, com todo esse processo formado de tão rapidamente, como prevenir a lataria do carro desses estragos?
Vamos para algumas dicas que podem funcionar.

 Em dias muito quentes, evite estacionar nas ruas, mesmo que não pareça que vai chover. Afinal, o sol também causa danos a lataria do carro;

 Ao sentir fortes ventos, evite deixar os carros próximos de árvores e em locais abertos. O vento pode trazer não só o granizo, quanto restos de sujeira que estragam a lataria do carro.

 Procure locais cobertos e abrigados de árvores ou objetos que possam ser arrastados e arremessados contra os carros durante a tempestade;

As oficinas de martelinho de ouro são as mais procuradas depois de cada tempestade de granizo que atinge a cidade.

O serviço de reparo consegue recuperar a aparência da lataria como se o carro estivesse novo, mas desde que este trabalho seja minucioso e bastante cuidadoso.

Os amassados causados pelas pedras de gelo costumam amassar bem a lataria, o que causa prejuízos inimagináveis para os proprietários de veículos.

Dicas para uma lataria impecável

Ao procurar carros usados para comprar os clientes buscam não só por automóveis com a mecânica perfeita, mas também aqueles com a lataria impecável.

São diversos os modelos e marcas disponíveis para os clientes.

Mas imagine, encontrar aquele carro com a mecânica impecável, mas que quando o cliente chega perto, se depara com muitas marcas na lataria.

Ao buscar um carro seminovo o cliente precisa estar atento com as condições da aparência do veículo, que se ficar muito exposto ao sol e a chuva, tem a pintura e lataria corroídas.

Para evitar que seu carro tenha ótima parte mecânica, mas a lataria danificada, temos três dicas infalíveis para deixar a lataria do veículo impecável:

1. Lavagem
Deixar o carro sujo danifica a lataria, mas lavar da forma incorreta e com o produto errado pode ser ainda mais prejudicial.

É preciso iniciar a lavagem de cima para baixo, para evitar que sujeiras ou pedras risquem a lataria.

A lavagem deve ser feita com espuma sem aderência e usando sabão neutro para não riscar e nem manchar a pintura da lataria.

O carro deve ser lavado preferencialmente uma vez por semana para não acumular a sujeira.

2. Aplicação de Cera

A aplicação da cera protege e torna impermeável a lataria do veículo com o seu uso regular.

Os raios solares são os maiores causadores de estragos na pintura e lataria do carro.

Por isso, deve ser aplicada após a lavagem, com o carro já seco, e preferencialmente fora do sol.

Não se deve passar a cera nas partes plásticas e emborrachadas para não manchar.

Para estes locais é recomendado o uso de lubrificantes específicos.

3. Evite usar capas

Muitos proprietários utilizam as capas para proteger a lataria dos veículos que ficam expostos ao tempo, mas está pode não ser uma boa ideia.

O uso exagerado da capa pode causar arranhões na pintura na colocação e retirada.

A poeira também pode ajudar nos arranhões caos esteja acompanhada de possíveis sujeiras.

Leia também nosso artigo sobre martelinho de ouro.