Pequenas marcas que são deixadas na lataria do veículo, causadas por chuvas de granizo pedras e batidas de portas em estacionamentos, precisam ser reparadas.

Para tirar esses amassados muitas vezes precisamos recorrer ao Martelinho de Ouro, que é uma técnica de funilaria que tem como vantagens manter o aspecto original do Automóvel, já que a maioria desses danos não precisam de uma repintura.

A rapidez do conserto e o custo relativamente baixo, valem muito a pena.

Por ser totalmente artesanal, este serviço utiliza algumas ferramentas bem diferentes.

Segundo profissionais da área, entre elas estão ventosas, martelos e ganchos com correntes, pois não existe um conjunto de ferramentas básicas, já que cada amassado exige um tipo.

Outros itens utilizados pelos especialistas são cola quente e suas próprias mãos, para “massagear” a avaria e conseguir realizar o reparo.

Para alguns profissionais, o mais importante de todos os elementos é a luminária.

Existem profissionais que postam vídeos na internet dizendo que dá para trabalhar sem ela, mas, na maioria dos casos os profissionais dizem não conseguir realizar um bom trabalho sem ela.

Praticamente todos os amassados podem ser consertados pelo martelinho de ouro.

Alguns locais que não dá para ter acesso, nem mesmo desmontando a peça toda,  é necessário utilizar a técnica de sucção, mas para ela funcionar, é preciso que não haja nenhum vinco.

Existe um outro requisito para realizar um bom trabalho empregando o método artesanal: O amassado não pode ter arrancado a pintura e a peça não pode ter sido repintada anteriormente, porque na hora de puxar, para consertar, vai soltar a tinta.

Se for uma peça original, a recuperação é de praticamente 100%.

Quais são as vantagens do martelinho de ouro?

Embora esse serviço de reparo exija paciência e concentração, ele também atrai a atenção de diversos clientes devido à rapidez do reparo e baixo custo, comparado outros serviços prestados em uma oficina.

Um exemplo na prática é que serviços de pintura e chapeação levam aproximadamente três dias para deixar o veículo pronto, enquanto o martelinho de ouro entrega o automóvel reparado em 1 hora ou menos (danos maiores levam um pouco mais que 1 hora).

A atenção dos proprietários de carros também se volta ao fato de que o reparo aos danos presentes no veículo não danifica sua pintura e textura original, nem implica na necessidade de troca da lataria.

Onde o martelinho de ouro não se aplica?

No geral, ele é mais indicado para pequenos amassados.

Estragos maiores também podem ser eliminados com o martelinho de ouro, porém nem sempre essa será a melhor opção.

Exemplo: carros com sofreram batidas e tiveram sua tintura danificada (nesses casos, também será necessário um serviço de funilaria e pintura).

Outro exemplo é quando realmente há a necessidade de troca da lataria.